Junho-Vermelho | Doação de Sangue: Um Gesto Que Pode Salvar Até 4 Vidas. Doe Sangue, Doe Vida!
Café com Ideias

Doação de Sangue: Uma Experiência Transformadora

Junho-Vermelho | Doe Sangue: Um Gesto Que Pode Salvar Até 4 Vidas!

Há alguns anos, organizei uma campanha de doação de sangue que reuniu amigos e até desconhecidos. Conseguimos mobilizar cerca de 20 pessoas, e foi uma experiência incrível e inspiradora.

O Hemocentro nos forneceu transporte gratuito, facilitando a participação de todos. Este ano, por questões de saúde, não pude organizar uma nova campanha, mas recomendo fortemente que quem puder, faça. É uma experiência maravilhosa que salva vidas.

"Uma única doação pode salvar até 4 vidas", em destaque sobre fundo vermelho com gotas de sangue estilizadas.

Junho Vermelho: Mês da Conscientização

Junho é conhecido como o “Junho Vermelho”, uma campanha nacional de incentivo à doação de sangue. Durante este mês, diversos hemocentros promovem ações especiais para aumentar os estoques de sangue, que costumam cair durante o inverno.

Junho-Vermelho: Dicas práticas para o dia da doação de sangue, como alimentação leve, descanso e hidratação adequada.

Onde Doar em São Paulo e Região

Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo

A Fundação Pró-Sangue abastece cerca de 80 instituições de saúde da rede pública na região metropolitana de São Paulo. Possui diversos postos de coleta:

Posto Clínicas: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – Cerqueira César, São Paulo. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h30; sábados e feriados, das 8h às 16h.

Posto Dante Pazzanese: Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera, São Paulo. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h30; sábados, das 8h às 13h.

Posto Mandaqui: R. Voluntários da Pátria, 4227 – Mandaqui, São Paulo. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h30; sábados e feriados, das 8h às 16h.

Posto Osasco: R. Ari Barroso, 355 – Presidente Altino, Osasco. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h30; sábados e feriados, das 8h às 16h.

Posto Barueri: Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro, Barueri. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Agende sua doação pelo site ou pelo telefone: (11) 4573-7800.

Hemocentro Unifesp

Localizado na Rua Dr. Diogo de Faria, 824 – Vila Clementino, São Paulo. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h30; sábados, das 8h às 12h.

Agende sua doação pelo telefone: (11) 5576-4240 (opção 1) ou pelo WhatsApp: (11) 97124-7351.

Hemocentro da Unicamp – Campinas

Endereço: Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas. Atendimento de segunda a sábado, das 7h30 às 15h.

Agende sua doação pelo telefone: 0800 722 8432 ou pelo site.

Doe sangue, espalhe esperança", com ilustração de uma gota de sangue em destaque e fundo acolhedor.

Como Organizar uma Campanha de Doação

Se você deseja organizar uma campanha de doação de sangue, entre em contato com o hemocentro mais próximo para verificar a disponibilidade de transporte para grupos e outras facilidades. A Fundação Pró-Sangue, por exemplo, oferece atendimento a grupos mediante agendamento prévio.

Doar sangue é um ato simples que pode salvar até quatro vidas. Se você está em boas condições de saúde, tem entre 16 e 69 anos e pesa mais de 50 kg, considere fazer uma doação. É um gesto que pode transformar o destino de alguém que você nem conhece.

Fluxo detalhado do reaproveitamento de uma bolsa de sangue doada, com informações sobre hemácias, plaquetas, plasma e sangue crioprecipitado.

Eu tive a sorte de nunca precisar de uma transfusão, mas minha vozinha precisou fazer hemodiálise por anos. E, acreditem, ela não teria sobrevivido sem a ajuda generosa das pessoas que contribuíam com o hemocentro das clínicas. Se não fossem por esses heróis anônimos, eu teria perdido diversos momentos maravilhosos que vivi com ela durante esses anos. Hoje, sou imensamente grata a eles por cada uma dessas lembranças, que me confortam nos momentos de saudade!

Por essa e tantas outras histórias, o Junho Vermelho se torna ainda mais significativo para mim. Mesmo não conseguindo elaborar uma grande campanha este ano, já estou me programando para ir doar com meu marido. E, antes mesmo de sair de casa, vou publicar nas minhas redes sociais algo como: “Indo doar sangue, 3 vagas disponíveis no meu carro – Alguém se habilita?”.

O que acham da ideia? Bora fazer uma corrente de doação? Pense em quantas vidas podemos impactar juntos!

Neste artigo, excepcionalmente, vou deixar os comentários abertos!

Quero muito ouvir as histórias de vocês, as experiências com a doação ou até mesmo de como uma transfusão fez a diferença na vida de alguém que vocês amam. Compartilhem suas vivências – a sua história pode inspirar a próxima doação.

Compartilhe essa ideia com amigos, familiares e colegas… Juntos, podemos fazer a diferença. Um gesto, muitas vidas!


Conteúdo Exclusivo

Está em dúvida se pode doar sangue ou quer encontrar o hemocentro mais próximo? A Inteligência Artificial pode ser sua aliada! Ela te ajuda a tirar todas as suas dúvidas e a localizar serviços essenciais. Aprenda a usar a IA no dia a dia e otimize suas tarefas em nosso artigo: IA para Iniciantes: ChatGPT, Claude e Outras Ferramentas Turbinam Seu Dia a Dia.

Não quer perder conteúdos, cadastre-se aqui:

✨ Fique por dentro dos conteúdos mais inspiradores sobre carreira, bem-estar e descobertas leves — tudo com o jeitinho acolhedor do Sua Voz Inspira 💙

Fique tranquila(o), seu e-mail estará seguro conosco.
Nada de spam — só conteúdo com alma
💛

💼 Com mais de 15 anos de experiência em grandes players de RH como Catho, Infojobs e Luandre, liderei projetos de carreira, gestão de pessoas e comunicação, atuando também com Recrutamento & Seleção, vendas corporativas e relacionamento com empresas de grande porte — sempre com foco em pessoas, desenvolvimento e propósito. 🤖 Atualmente, aprofundo meus estudos em Inteligência Artificial, com cursos voltados ao uso de LLMs (modelos de linguagem) e certificação em Treinamento de IA por uma das maiores plataformas do setor. 📚 Aqui, compartilho reflexões acessíveis sobre carreira, comportamento humano, tecnologia e bem-estar emocional, sempre com um olhar plural, acolhedor e inspirado no cotidiano. ✨ Acredito que toda história merece ser contada com escuta, respeito e significado. ☕ E se for acompanhada de café... melhor ainda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *